
Mais um avião da LAM se choca com pássaros em curto período
30 de Março, 2025Um avião da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) precisou retornar ao aeroporto de Maputo após colidir com aves, causando danos na aeronave. Este é o segundo incidente desse tipo em uma semana, conforme informado pela companhia.
No comunicado, a LAM explicou que o acontecimento ocorreu no sábado, em Inhambane, quando “aves atingiram a aeronave” durante a decolagem, causando danos em um dos sensores.
“Em razão do incidente, a aeronave, que estava programada para voar de Inhambane a Quelimane e, posteriormente, a Beira e Maputo, teve que voltar imediatamente à capital do país, onde fica a base operacional da empresa”, disseram representantes da LAM.
Além disso, a companhia acrescentou que o pouso no Aeroporto Internacional de Maputo “foi realizado com êxito, sem necessidade de assistência especial, tanto para os passageiros quanto para a tripulação”, e a aeronave passou por uma revisão técnica antes de ser reintegrada às operações em poucas horas.
No dia 21 de março, uma outra aeronave da LAM foi forçada a retornar ao aeroporto de Maputo após colidir com um “grupo de aves”, o que causou danos a um dos reatores e resultou na necessidade de reprogramar os voos.
A LAM, em comunicado, informou que o incidente envolveu a aeronave que realizava o trajeto Maputo/Nampula/Maputo, pouco tempo após a decolagem do aeroporto da capital.