Mandatária Financeira de Venâncio Mondlane Permanece Detida e Impedida de Receber Visitas

Mandatária Financeira de Venâncio Mondlane Permanece Detida e Impedida de Receber Visitas

31 de Março, 2025 0 Por AdminYanna

Glória Nobre, responsável financeira da campanha de Venâncio Mondlane, encontra-se em detenção preventiva na Cadeia Civil desde 14 de março e está impedida de receber visitas ou se comunicar com sua família, conforme informou ao Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) uma fonte familiar neste sábado, 29 de março.

A detenção ocorreu no dia 12 de março, quando agentes da polícia a levaram de sua residência para a 8ª Esquadra, no Porto de Maputo. Durante aproximadamente 48 horas, Glória Nobre permaneceu sob custódia sem acesso a familiares ou ao seu advogado. Os motivos e as circunstâncias que levaram à sua prisão não foram esclarecidos. Dois dias depois, em 14 de março, o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo confirmou sua detenção.

Desde então, já se passaram 15 dias sem que ela tenha recebido qualquer visita.

A falta de informações concretas sobre o caso levanta suspeitas de que se trata de um uso político do sistema judicial, uma prática comum para pressionar opositores e enfraquecê-los em eventuais negociações. Glória Nobre é a terceira integrante da equipe de Venâncio Mondlane a enfrentar problemas judiciais, incluindo o próprio Mondlane.