Moçambique e Botsuana Reforçam Relações de Cooperação

Moçambique e Botsuana Reforçam Relações de Cooperação

31 de Março, 2025 0 Por AdminYanna

Na última sexta-feira, 28 de março, a cidade de Nacala, localizada na província de Nampula, foi o palco de um importante encontro entre os líderes de Moçambique e Botsuana, Daniel Chapo e Duma Boko. O objetivo da visita foi fortalecer os laços econômicos e de amizade entre os dois países.

De acordo com informações do Jornal Ikweli, a visita de Boko a Moçambique teve como foco o reforço das relações históricas de irmandade, solidariedade e cooperação nas esferas política, econômica, social e cultural. Além disso, foi discutida a situação interna de ambos os países e a situação geral da África Austral, do continente africano e do mundo.

O presidente moçambicano, Daniel Chapo, classificou a visita de Duma Boko como um marco histórico, destacando os níveis de cooperação entre os dois países, especialmente no que diz respeito ao aproveitamento dos corredores de desenvolvimento, como o Corredor de Limpopo. “Conversamos também sobre o turismo, uma área de grande potencial para ambos os países. Botswana é um destino reconhecido pelo turismo de conservação, enquanto Moçambique se destaca pelas suas ilhas e costas incríveis”, afirmou Chapo. O estadista moçambicano ressaltou a importância de trabalhar juntos para concretizar os acordos assinados e outros projetos que promovam o desenvolvimento mútuo.

Por sua vez, Duma Boko, presidente de Botsuana, expressou sua admiração pela realidade moçambicana e garantiu que todos os compromissos de cooperação seriam cumpridos com seriedade.

Durante a visita, os dois governantes também passaram pelo Porto de Nacala e pelo Centro de Operações Humanitárias e de Emergência (COHE), com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento dessas importantes infraestruturas.

O encontro evidenciou o fortalecimento das relações entre Moçambique e Botsuana, com um foco crescente na cooperação econômica, no turismo e em outros setores chave para o desenvolvimento dos dois países.

Fonte: Jornal Ikewli